Tradutor/Translater

Seu casamento no melhor estilo! photography-brasil, by Vera Lúcia

(14) 98177-9621 - 3741-3372

UOL Últimas Notícias

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Chuva em Pesqueira, PE, muda paisagem e anima agricultores

Cidade do Agreste comemora chuvas que acontecem desde domingo (21).

De acordo com Apac, chuvas isoladas devem acontecer até maio.
Do G1 PE



Em Pesqueira, no Agreste, apenas alguns dias de chuva foram suficientes para mudar a paisagem árida dos últimos meses. Desde domingo (21) vem chovendo e os agricultores já começaram a plantar.
A terra responde rápido: a caatinga recupera as folhagens, o verde tinge o cenário, as flores estão brotando e as aves se animaram a construir os ninhos. O céu cinzento, carregado de nuvens, era tudo o que os agricultores mais queriam. "O sentimento da gente é de felicidade quando vê o tempo nublado", diz o agricultor José Antônio de Araújo.
O pasto que sumiu com a estiagem, aos poucos volta a crescer. É como uma recompensa para o gado que procurava em vão pelo alimento. Pequenos riachos estão correndo e os reservatórios, que exibiam a terra rachada, vão juntando água.
Ainda não dá pra festejar o fim da seca. No Sertão, tem chovido bem menos e o período chuvoso termina no final de abril e, pelo terceiro ano seguido, choveu abaixo da média. Chuvas irregulares e mal distribuídas são características do Semiárido, mas onde elas caem, cada pingo d'água é mais do que vem vindo. De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), ocorrerão chuvas isoladas até maio, quando termina o período chuvoso na região.

A agricultora Maria Helena de Moraes já esperava pelo caminhão-pipa, mas a chuva encheu a cisterna. Ela teria que gastar R$ 180 para comprar água. A chuva encheu os roçados de trabalhadores. Gente que não perde a esperança e está sempre disposta a recomeçar. "A gente espera que a chuva continue para continuar a trabalhar e plantar. Tudo fica melhor pra nós", diz o agricultor Edinaldo José da Silva.

Fonte de informação:http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2013/04/chuva-em-pesqueira-pe-muda-paisagem-e-anima-agricultores.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário