De acordo com Apac, chuvas isoladas devem acontecer até maio.
Do G1 PE
Em Pesqueira, no Agreste, apenas alguns dias de chuva foram suficientes para mudar a paisagem árida dos últimos meses. Desde domingo (21) vem chovendo e os agricultores já começaram a plantar.
O pasto que sumiu com a estiagem, aos poucos volta a crescer. É como uma recompensa para o gado que procurava em vão pelo alimento. Pequenos riachos estão correndo e os reservatórios, que exibiam a terra rachada, vão juntando água.
Ainda não dá pra festejar o fim da seca. No Sertão, tem chovido bem menos e o período chuvoso termina no final de abril e, pelo terceiro ano seguido, choveu abaixo da média. Chuvas irregulares e mal distribuídas são características do Semiárido, mas onde elas caem, cada pingo d'água é mais do que vem vindo. De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), ocorrerão chuvas isoladas até maio, quando termina o período chuvoso na região.
A agricultora Maria Helena de Moraes já esperava pelo caminhão-pipa, mas a chuva encheu a cisterna. Ela teria que gastar R$ 180 para comprar água. A chuva encheu os roçados de trabalhadores. Gente que não perde a esperança e está sempre disposta a recomeçar. "A gente espera que a chuva continue para continuar a trabalhar e plantar. Tudo fica melhor pra nós", diz o agricultor Edinaldo José da Silva.
Fonte de informação:http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2013/04/chuva-em-pesqueira-pe-muda-paisagem-e-anima-agricultores.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário