Tradutor/Translater

Seu casamento no melhor estilo! photography-brasil, by Vera Lúcia

(14) 98177-9621 - 3741-3372

UOL Últimas Notícias

sábado, 26 de maio de 2012

No Recife, Palco Giratório termina com espetáculo do Grupo Grial


"Travessia" será apresentado neste sábado no Sesc Casa Amarela. 
"Guarda Sonho", do grupo Peleja, também está na programação.

A última noite do Festival Palco Giratório no Recife será marcada pela apresentação de um espetáculo que celebra as tradições nordestinas. “Travessia”, do Grupo Grial de Dança, poderá ser conferida no Sesc Casa Amarela, localizado na Avenida Professor José dos Anjos, às 19h e às 21h. Os ingressos serão a preços populares, custando R$ 12, com direito a meia-entrada.
O Grupo Grial foi fundado em 1997, pelo poeta e escritor Ariano Suassuna e pela bailarina Maria Paula Costa Rêgo, com a intenção de pesquisar sobre a linguagem da dança. Os espetáculos apresentados têm as manifestações populares como inspirações, que se somam à arte erudita.


"Travessia" será encenada no Sesc Casa Amarela (Foto: Divulgação / Ruy Barbosa Jr.)
"Travessia" será apresentado no Sesc Casa Amarela (Foto: Divulgação / Ruy Barbosa Jr.)


“O Grial tem a proposta armorial, isso é, trazer as tradições para o cerne de uma pesquisa de dança contemporânea. No conceito do Grial, o conceito contemporâneo está a serviço da tradição”, explicou Maria Paula Costa Rêgo, que também faz a coreografia dos espetáculos. Na noite de sexta-feira (25), foi apresentado o espetáculo “A Barca”, também do Grial, que trouxe 10 brincantes de cavalo-marinho dos municípios de Camutanga e Condado, na Mata Norte de Pernambuco.
O espetáculo “Travessia”, em cartaz neste sábado, fala sobre as formas de se contar histórias, indo das representações por pinturas em pedras, até chegar aos modelos recentes, transmitidas pela oralidade. De acordo com Maria Paula, as apresentações do Grial já percorreram o Brasil, e mesmo representando muito a cultura nordestina, não deixa de encantar o público. “O Grial é acostumado a sair para outros lugares, e as pessoas têm a sensação que conhecem Pernambuco. Tenho impressão que isso é um lençol cultural comum a todo o Brasil, que tem origem africana, portuguesa e indígena”, concluiu.
O Festival Palco Giratório Recife 2012 trouxe, pelo sexto ano consecutivo, espetáculos de artes cênicas de todo o país. O festival começou no dia 4 de maio e levou aos palcos da capital pernambucana cerca de 30 espetáculos, de 26 companhias vindas de vários estados.
Peleja
O último dia do Palco Giratório conta ainda com a apresentação da peça Guarda Sonho, do grupo Peleja, às 19h, no Teatro Capiba, também no Sesc Casa Amarela. O espetáculo também traz inspiração na cultura nordestina, com elementos do frevo e do cavalo-marinho. 

Fonte de informação:http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2012/05/no-recife-palco-giratorio-termina-com-espetaculo-do-grupo-grial.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário