Tradutor/Translater

Seu casamento no melhor estilo! photography-brasil, by Vera Lúcia

(14) 98177-9621 - 3741-3372

UOL Últimas Notícias

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

O respeito a Ilha de Fernando de Noronha deveria servir de exemplo para os gestores de Itamaracá.

"Porcos, cabras, bodes, cachorros, todo tipo de animal, soltos e circulando nas ruas da Ilha de Itamaracá. Este é o cartão postal da Ilha que já foi reduto de verão da alta sociedade pernambucana..."
No caminho contrário de Itamaracá, está uma outra Ilha, esta servindo de exemplo para várias outras cidades turísticas que verdadeiramente preocupam-se com moradores, veranistas, turistas e com os animais, uma vez que a circulação irregular destes animais coloca suas vidas também em risco."
Da Redação todaILHA

Circulação de animais está limitada em Noronha
por Ana Clara Marinho |categoria Comunidade local, Meio Ambiente


As placas foram instaladas pela Administração da Ilha (Foto: Ana Clara Marinho)
A circulação de animais de pequeno, médio e grande porte em Fernando de Noronha está limitada. A Administração da Ilha instalou 20 placas que definem os locais proibidos para cães, gatos, cavalos e bois. As placas estão ao longo da BR 363, nas praças e nas praias. A medida segue determinação do Ministério Público. “Resolvemos determinar a ação, seguindo sugestão do Departamento de Vigilância Animal do Distrito. A recomendação é seguir a lei e evitar acidentes de trânsito e ataques aos moradores a aos turistas”, informou o promotor André Rabelo.

São três tipos de placas que indicam as restrições. Os cachorros não podem circular nas ruas sem a guia, os cavalos e bois não podem pastar às margens da BR e nenhum animal pode frequentar as praias da Área de Proteção Ambiental- APA (nas praias do Parque Nacional Marinho também é proibida a presença de animais domésticos e de grande porte).
As placas indicam a lei da determinação (Foto: Ana Clara Marinho)
As placas indicam a lei da determinação (Foto: Ana Clara Marinho)
“Caso os animais sejam flagrados circulando em área proibida, o proprietário será notificado e deverá pagar multa. Se o fato se repita por quatro vezes, o proprietário perde a posse do animal”, informou Fernando Magalhães, coordenador do Departamento de Vigilância Animal da Ilha. Magalhães também explicou que nesses casos o governo disponibilizará o cão ou gato, por exemplo, para adoção. “O objetivo é reduzir ao máximo os casos de doenças transmitidas pelas fezes e urina desses animais”, disse Carlos Diógenes Ferreira Filho, veterinário do Distrito.
Nenhum animal pode circular nas praias (Foto: Ana Clara Marinho)
A medida agradou, e muito, o gestor do Porto de Santo Antônio, Fernando Cavalcanti de Oliveira: “Isso vai melhorar nosso trabalho. Sempre solicitamos que as pessoas retirem os animais da Praia do Porto, agora está bem claro que é lei e é preciso segui-la”, avaliou. As medidas já estão em vigor e os infratores estão sujeitos às penalidades. Segundo dados do Censo 2013 na ilha existem 350 cães, 390 gatos domiciliados e estima-se que existem 285 gatos asselvajados.  Em Noronha também foram contabilizados 126  bois e 107 equinos.
Carlos Diógenes, Fernando Magalhes e Fernando Cavalcanti (Foto: Ana Clara Marinho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário