Tradutor/Translater

Seu casamento no melhor estilo! photography-brasil, by Vera Lúcia

(14) 98177-9621 - 3741-3372

UOL Últimas Notícias

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Depressão e suicídios, os dramas das tribos no Mato Grosso do Sul

Publicado em:  29 de outubro de 2012         Publicado por:   Denise Gomes


Foto: Reprodução
122061397Um dos principais tormentos das tribos guarani caiová em Mato Grosso do Sul é o suicídio de jovens. Agripino Silva, 23 anos, um rapaz da aldeia Ipo’y, acampamento de uma fazenda em Paranhos perto da fronteira com o Paraguai, foi encontrado morto na madrugada do último sábado (27). A suspeita é que se trate de suicídio, conforme os primeiros relatos da comunidade registrados na Funai.“O caso está sendo investigado pela polícia”, disse nO domingo (28) a indigenista Juliana Mello Vieira, da Funai de Ponta Porã, que atende as comunidades daquela área. A indigenista explicou que a situação de Ipo’y já está mais avançada que a dos índios que ocupam Pyelito Kue, em Tacuru. De acordo com a Funai, vivem em Ipo’y cerca de 70 famílias, entre 300 e 400 pessoas.- De acordo com Apyka Rendju, são pessoas que entram em depressão e se matam. Ele criticou a demora da polícia no episódio. “O pessoal da comunidade se revoltou contra a demora para a retirada do corpo”, disse Apyka Rendju. “O corpo ficou lá durante todo o calorento dia de sábado”, afirmou. Para ele, a onda de suicídios na região, que já dura mais de uma década, se deve à situação difícil da condição indígena em contato com a colonização branca e a indefinição da questão fundiária. “É muito difícil para algumas pessoas aguentarem a situação”, conta ele, que vive em Caarapó, cidade vizinha de Dourados e Ponta Porã. Uma das causas imediatas, segundo líderes indígenas, é o alcoolismo.
Até ontem à tarde, a polícia ainda não sabia a causa da morte. A Funai aguarda o laudo do IML para avançar na investigação. Só depois de concluído o laudo o corpo será liberado para as cerimônias fúnebres.

Fonte: Agência Estado
Fonte da informação extraída:http://ultimosfatos.com.br/site/blog/2012/10/29/depressao-e-suicidios-os-dramas-das-tribos-no-mato-grosso-do-sul/

Nenhum comentário:

Postar um comentário