Tradutor/Translater

Seu casamento no melhor estilo! photography-brasil, by Vera Lúcia

(14) 98177-9621 - 3741-3372

UOL Últimas Notícias

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Conheça as belezas de Triunfo - Pernambuco


Publicado em:16 de agosto de 2012      Publicado por:Rafaela Oliveira

foto-galeria-materia-620-n78pHistória:
Em fins do século XVIII a serra da Baixa Verde, que teve como habitantes primitivos os índios Cariris, era arrendada a Domingos Pereira Pita que depois se tornou proprietário. Nessa época, em data incerta, chegou a Baixa Verde o missionário capuchinho frei Vidal de Frescolero, conhecido por frei Vidal da Penha, que fixou residência no sítio Baixa Verde, em um pequeno terreno que conseguiu com o senhor Domingos Pereira Pita, onde fez o aldeamento dos índios que com ele vieram. Em novembro de 1803 retirou-se para Cabrobó, tendo logo depois assumido o seu lugar o missionário frei Ângelo Maurício Niza, o qual fez construir na Baixa Verde uma capelinha que serviu de matriz durante muito tempo, sob a invocação de Nossa Senhora das Dores. Em seguida, tratou de legalizar a posse do terreno dos índios, requerendo ao governador-geral da Capitania, Dr. Caetano Pinto de Miranda Montenegro, meia légua quadrada de terra, a qual foi concedida em sesmaria, a 8 de outubro de 1812; os marcos foram fincados nos lugares denominados Aquiraz, Jaleco, Água Branca e Jardim. O aldeamento, que nesse tempo era um arraial de casas esparsas, foi se transformando pouco a pouco em um núcleo de população e de casas alinhadas. Assim, cabe a Frei Ângelo os foros da fundação da cidade onde ele permaneceu até falecer, em 7 de junho de 1824. Outros habitantes foram chegando sucessivamente, atraídos pelas excepcionais condições de solos, fontes perenes e vegetação sempre verde, fazendo com que a povoação fosse crescendo com rapidez.O nome de Triunfo originou-se de uma luta ocorrida entre a poderosa família dos Campos Velhos, da cidade de Flores, e os habitantes da povoação da Baixa Verde, os quais, querendo ver o progresso da localidade, começaram com a criação de uma feira, com o que os Campos Velhos não ficaram satisfeitos, procurando acabá-la por diversas vezes, até mesmo com prejuízo de vidas, mas não conseguiram. Tal fato fez com que os habitantes da Baixa Verde tratassem de sua independência, a fim de se libertar dos Campos Velhos. Para isso, um abaixo-assinado solicitou da Assembléia Provincial e do Diocesano que a povoação fosse transformada em freguesia e elevada à categoria de vila, o que de fato ocorreu em 2 de junho de 1870, através da Lei Provincial nº. 930, que criou a freguesia de Nossa Senhora das Dores, desmembrada da freguesia de Flores, e elevou a povoação de Baixa Verde à categoria de vila, com a denominação de Triumpho. Em 13 de junho de 1884 através da Lei Provincial nº. 1.805, foi criada a comarca de Triunfo e com isso a vila da Baixa Verde foi elevada à categoria de cidade.
Perfil
Poucos municipios têm o privilégio de reunir tantos atrativos, a começar pelo clima, que contradiz a aridez do sertão nordestino, com temperaturas oscilantes entre 8ºC no inverno e 28ºC no verão. O município pernambucano de Triunfo, distante 399 km de Recife e a uma altitude de 1.004m, tem vegetação diferente da que predomina na região e uma variedade de lugares a se visitar sem similar em todo Sertão nordestino. Com tudo isso Triunfo passou a ser conhecida como “O Oásis no Sertão”.Tudo em Triunfo parece ter sido talhado com primor: as ruas cheias de ladeiras e calçadas com paralelepípedos, o casario singelo, as antigas construções datadas do século XIX, os seculares e tradicionais convento e igrejas, as edificações em pedra bruta, a história do cangaço que nos fazem voltar no tempo, os mirantes, cachoeiras, grutas, a belíssima visão que o Pico do Papagaio o ponto mais alto de Pernambuco com 1260 m proporciona, de onde se a vista seis cidades do vale do Pajeú, os caretas com seus trajes que deixam os visitantes curiosos e deslumbrados com tamanha beleza com mais de um século de existência.O famoso açude João Barbosa Sitônio localizado no centro da cidade, adornado pela presença do Cine Teatro Guarany inaugurado em 1922 e construído com rocha e óleo de baleia para dar sustentabilidade aos três pavimentos do prédio que é uma das 20 Maravilhas de Pernambuco segundo votação realizada pela Fundarpe e sem esquecer do teleférico que tem seus assentos movidos por cima das montanhas de Triunfo passando sobre as águas do açude.Todos que visitam Triunfo têm uma verdadeira aula de arquitetura, história e cultura. Cidade de um povo hospitaleiro, rodeada de serras e vegetação sempre verde.

PONTOS TURÍSTICOS DE TRIUNFO – PE
Museu do Cangaço – fundado em 1975, tem um acervo com aproximadamente 500 peças que contam a história de Lampião e o seu grupo.
Açude Público – também chamado João Barbosa, Está localizado no centro da cidade. Construído em 1850, tem 980 metros de extensão.
Matriz de Nossa Senhora das Dores – construção em belíssimo estilo arquitetônico gótico.
Convento de São Boaventura – Construído em 1947 por religiosos Franciscanos.
Pico do Papagaio – está localizado a 1260m de altitude de altitude, é considerado o ponto mais alto do estado.
Escorredor do Brocotó – é formado pelo encontro das águas de riachos. É um local com águas cristalinas que propiciam agradáveis banhos.
Cachoeira de Canaã – local apropriado para um descontraído piquenique e um agradável balanço de rede.
Poço dos Tunicos – proporciona aos visitantes paz e serenidade. Localiza-se no Sítio São José dos Viana.
Furna dos Holandeses – uma rocha com aproximadamente 2,5m2 visto com uma estreita cavidade para seu interior, onde existe um labirinto que dá acesso a uma sala.
Poço Dantas – local para banhos, é formado por vários poços e alguns saltos d’água. Lugar agradável para passeios.
Lar Santa Elizabeth- construído em 1965 por freiras Franciscanas alemãs.
Cine Theatro Guarany – construído em 1927.
Belvedere – serve de recepção ao turista, onde descortina uma maravilhosa paisagem. É o encontro com o clima de montanha e o envolvimento com misticismo que o ambiente inspira.
Panela – trata-se de uma grabén (cratera), acidente geográfico, com volume de aproximadamente 8,5 milhões cúbicos cujo formato o próprio nome indica. – Localizada no município vizinho de Santa Cruz da Baixa Verde-PE – “Capital da Rapadura”.
Gruta D’água – escavada com profundidade de 20m, em plena marcante seca de 1932, no período de quatro anos, pelo proprietário Sr. João Neco, deste terreno.
Cachoeira do Pinga – o desaguar das águas da região formam várias cachoeiras. A primeira transforma-se numa piscina natural para um agradável banho e a Segunda, em um véu de aproximadamente 50m de altura, que através de escadaria, pode-se apreciar uma beleza natural e encantadora.É também considerada um verdadeiro oásis, já que, mesmo situada em uma das regiões áridas nordestinas (Sertão do Pajeú), possui água em abundância. A temperatura também é mais amena que as regiões vizinhas, com média anual de 20,4°C e média mínima do mês mais frio de 14,8°C,O ponto mais alto é o Pico do Papagaio, a cerca de 1.260 metros de altitude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário