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segunda-feira, 6 de maio de 2013

Polícia alerta para golpes com cartão nas compras do Dia das Mães


Comércio na Região Metropolitana do Recife já está aquecido com a data.
Consumidor precisa ter atenção com clonagem para não ficar no prejuízo.


O Dia das Mães é no próximo domingo (12) e o comércio na Região Metropolitana do Recife já recebe uma quantidade bem maior de clientes em busca do presente ideal. As lojas, para chamar atenção do consumidor, anunciam como podem que a data está próxima. “O movimento é constante sempre, agora no Dia das Mães ele abre com grande vantagem, porque a gente está trabalhando com um momento de emoção, carinho, um momento de você presentear aquela pessoa que é tudo na sua vida”, afirmou a vendedora Vanessa Botelho.
Mas é nessas datas comemorativas que muita gente age por impulso e acaba comprando em lugares não confiáveis. É preciso tomar cuidado e preferir estabelecimentos com legalidade, para evitar outro problema: ter o cartão de débito ou de crédito clonado por golpistas.
Nesta segunda-feira (6), a consumidora Roberta Dias foi até a Delegacia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, para prestar uma queixa sobre cartões clonados. Ela e o marido foram as vítimas. “A gente percebeu que num restaurante que a gente nunca tinha ido antes havia uma compra que a gente não fez, então entramos em contato com o banco para poder bloquear os dois cartões e viemos aqui fazer o boletim de ocorrência”, explicou.
O delegado Erivaldo Guerra explica alguns cuidados que o consumidor deve ter para evitar ações criminosas desse tipo. "Quando você for fazer uma compra, não deixe o funcionário levar o seu cartão, fique atento para que o cartão de crédito não saia da sua vista. Quando receber um e-mail do banco para alterar sua senha, não acredite, porque o banco não envia e-mail para que você mude a sua senha. Tente evitar cartão sem chip, porque dificulta mais [o clone]”, explicou.
A coordenadora-executiva da Associação de Defesa da Cidadania e do Consumidor (Adeccon-PE), Rosana Grinberg, afirma que os clientes devem procurar locais seguros para fazer as compras. “O consumidor deve procurar comprar sempre através de fornecedores idôneos formalmente estabelecidos e não na rua ou no camelô, por exemplo, porque esses locais não têm garantia, emissão de nota fiscal. Consequentemente num eventual problema com o produto, um defeito, ele não terá como efetuar a troca”, disse.


Fonte da imagem abaixo:http://www.estadoatual.com.br/component/
content/article/324-geral/2314-golpe-em-ouro-branco-
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Foto: Ilustração/Divulgação Online

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