Tradutor/Translater

Seu casamento no melhor estilo! photography-brasil, by Vera Lúcia

(14) 98177-9621 - 3741-3372

UOL Últimas Notícias

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Estudantes de Pernambuco vencem competição de robótica na Alemanha


10/05/2013 19h09 - Atualizado em 10/05/2013 20h00
Alunos do Colégio Apoio, do Recife, conquistaram 1º lugar do campeonato.
Eles criaram o robô Lampião, para melhorar a qualidade de vida dos idosos.
Do G1 PE
Equipe campeã volta ao Recife neste sábado (11). (Foto: Reprodução / TV Globo)

Estudantes de PE ficam em 1º lugar em campeonato de robótica na Alemanha (Foto: Reprodução / TV Globo)Estudantes pernambucanos conquistaram o primeiro lugar geral do Campeonato Europeu de Robótica Lego, que terminou nesta sexta-feira (10), na cidade de Paderbord, na Alemanha. A equipe vencedora é do Colégio Apoio, que propôs soluções inovadoras para melhorar a qualidade de vida dos idosos. Os alunos receberam o prêmio Champion Award. A competição durou três dias e contou com a participação de 53 equipes de 33 países.
No campeonato, os alunos apresentaram o robô Lampião, criado para fazer companhia aos idosos e prevenir a depressão e problemas físicos através da interação. Lampião é verde, tem cerca de um metro de altura e possui um tablet no abdômen, no qual há um aplicativo, desenvolvido pelos alunos, chamado Virgulino. Com o aplicativo, o idoso pode saber notícias, manter os horários da sua rotina, controlar o consumo de remédios, além de fazer exercícios físicos, ouvir música e histórias.

A competição avaliou três categorias: projeto de pesquisa, core values e desafio do robô. O grupo de estudantes pernambucanos foi primeiro lugar em todas. A fase core values avaliou o trabalho em equipe e o desafio do robô verificou as ações do robô Sucrilho, criado com peças de lego, que tinha como objetivo executar em 2,5 minutos diversas tarefas que auxiliam o idoso em seu cotidiano, como buscar o remédio, levar comida até a mesa, arrumar a casa e desligar o fogão.
A equipe Apoiobot é composta pelos alunos Nilo Fam, Adriano Padilha, Rodrigo Nasi, Luiza Mello, Tiago Moraes, Lucas Alexandre, Maria Carolina Albuquerque, Alice Sant`Anna, Laiza Aguiar, Mateu Gomes. A coordenação fica a cargo da diretora pedagógica do Apoio, Terezinha Cysneiros, junto com as professoras e mentoras Vancleide Jordão e Vanja Jota. Os alunos retornam ao Recife neste sábado (11).

Fonte de informação:http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2013/05/estudantes-de-pernambuco-vencem-competicao-de-robotica-na-alemanha.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário