Tradutor/Translater

Seu casamento no melhor estilo! photography-brasil, by Vera Lúcia

(14) 98177-9621 - 3741-3372

UOL Últimas Notícias

quinta-feira, 7 de março de 2013

Projeto de reciclagem de tecidos em Petrópolis, RJ, forma artesãos

São realizadas aulas de artesanato para mulheres desempregadas.
Linhas e tecidos são doados por fábricas e confecções da cidade.


Um grupo de mulheres participam de um projeto de reciclagem de tecido em Petrópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro. A porta de entrada para o Recicla Tecido é o Centro de Referência e Assistência Social (Cras) da prefeitura da cidade. As interessadas são encaminhadas pelo órgão para receber aulas de artesanato e costura.
Marilena de Assis ficou cinco anos sem costurar, porque havia perdido a sensibilidade nos dedos depois de complicações no parto de seu filho. Nas aulas do projeto ela recuperou os movimentos e voltou a ser artesã. Ao todo, já passaram 110 mulheres desempregadas, donas de casa e domésticas pelo projeto.
Os tecidos e as linhas são doados por fábricas e confecções de Petrópolis. Segundo o Sebrae, de cada tonelada de tecido usado na indústria, 150 kg vão parar no lixo. O projeto consegue reciclar 70 kg de tecido por mês. As mulheres separam os tecidos que chegam por tipo, cor e tamanho. Só depois, o material é levado para a máquina de costura, de onde saem peças exclusivas.
A prefeitura de Petrópolis patrocinou o projeto por 9 meses. O convênio terminou e não foi renovado. Segundo os organizadores, falta dinheiro até para o aluguel, mas a proposta de ajudar as mulheres continua firme.
A Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania do município informou que reconhece a importância do trabalho desenvolvido pelo Projeto Recicla Tecido. Explicou, porém, que cabe ao Conselho Municipal da Assistência Social, a avaliação e escolha das entidades e integrantes que podem prestar serviços sociais a cidade. Nenhum representante foi encontrado para comentar a suspensão da verba.

Fonte de informação:http://g1.globo.com/rj/serra-lagos-norte/noticia/2013/03/projeto-de-reciclagem-de-tecidos-em-petropolis-rj-forma-artesaos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário