Tradutor/Translater

Seu casamento no melhor estilo! photography-brasil, by Vera Lúcia

(14) 98177-9621 - 3741-3372

UOL Últimas Notícias

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

CIÊNCIA - Brasil inicia a clonagem de animais em extinção

14/11/2012 - 17:33 - Por Helena Ometto

Onça-pintada

A pesquisa da Embrapa é pioneira no país e pretende clonar espécies silvestres

Em iniciativa inédita no país, pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estão desenvolvendo estudos para começar a clonagem de animais silvestres da nossa fauna. O objetivo é evitar a extinção de algumas espécies, , como micors-leões-pretos, lobos-guarás e onças-pintadas, enquanto outras ficam superpopulosas. O plano é começar por oito diferentes espécies de animais ameaçados e usar esses clones para preservá-las. Isso aumentaria o número de animais saudáveis vivos em cativeiro sem ter que retirá-los de seu ambiente natural.

Etapas
O primeiro passo foi a formação de um banco de germoplasma (células de animais silvestres para conservar seu material genético). Os pesquisadores colheram amostras genéticas de animais selvagens mortos nos últimos anos para estocagem – atualmente há mais de 420 espécies cadastradas, entre ameaçados de extinção ou não. Agora, eles estão prontos para começar o processo de clonagem, provavelmente começando com um lobo-guará.
A segunda etapa consiste em estudar as técnicas viáveis para produzir esses clones. Um dos processos considerados é o mesmo utilizado na clonagem da ovelha Dolly: transferindo o material genético de uma célula adulta do animal para um óvulo da mesma espécie.

Parceria
O projeto da Embrapa está sendo feito em parceria com o Jardim Zoológico de Brasília. Entre as espécies com material genético já cadastrados estão o lobo-guará, a onça-pintada e o cachorro do mato, todos ameaçados de extinção.
Por serem clones, eles nada irão acrescentar para a diversidade genética da espécie. No entanto, nos piores casos, como uma espécie “em risco de extinção total”, o Brasil terá a capacidade, se for absolutamente necessário, de liberar clones na natureza para evitar o colapso das espécies.

Na galeria abaixo, veja as oito espécies de animais ameaçadas de extinção que fazem parte do programa brasileiro de clonagem:


Fonte de informação:http://popscibrasil.uol.com.br/ciencia/brasil-inicia-a-clonagem-de-animais-em-extincao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário