Tradutor/Translater

Seu casamento no melhor estilo! photography-brasil, by Vera Lúcia

(14) 98177-9621 - 3741-3372

UOL Últimas Notícias

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Recife está entre as cidades com menor índice de tabagismo


TABAGISMO
Recife avança na guerra contra o cigarro
A cidade registrou, entre 2010 e 2011, queda no número de pessoas que fumam
Simone Graf


Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem /
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem


O Recife avança na luta contra o tabagismo. Nesta quinta-feira (31), no Dia Mundial Sem Cigarro, a capital pernambucana teve motivo para comemorar. Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), a cidade registrou, entre 2010 e 2011, queda no número de pessoas que fumam. Há dois anos, 14% da população recifense mantinha esse hábito. No ano passado, a média ficou em 12%.


Esses dados acompanham uma tendência nacional. Em 2010, 15,1% da população brasileira fumava, Um ano depois, o número baixou para 14,8%. Apesar da melhoria nos índices, as autoridades alertaram que é preciso manter as ações para amenizar os males que o consumo de tabaco causam para a sociedade e o meio ambiente.


Dados nacionais sobre as consequências do hábito de fumar são alarmantes. De acordo com a Aliança de Controle do Tabagismo (ACT), o Brasil gastou, em 2011, uma média de R$ 21 bilhões em tratamentos a doenças relacionadas ao consumo do cigarro. O valor é equivalente a 30% do orçamento do Ministério de Saúde. Ou seja, o gasto é 3,5 vezes maior do que o arrecadado em impostos pela Receita Federal, por meio da venda dos produtos derivados do tabaco.


Outro dado alarmante, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), é o alto número de mortes causadas pelo vício do cigarro. No ano passado, o tabagismo foi responsável por 130 mil óbitos no Brasil ou 13% das mortes do País. Entre as principais doenças responsáveis pela mortalidade dos fumantes estão as do coração, a pulmonar obstrutiva crônica, o câncer de pulmão e o Acidente Vascular Cerebral (AVC). Juntas, elas respondem por 83% dos gastos com a saúde nacional.


CAMPANHAS - Para alertar a população recifense, ontem, várias ações comunitárias foram realizadas na luta contra o tabagismo. No Parque da Jaqueira, Zona Norte da cidade, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) promoveu uma ação, distribuindo cartilhas informativas e tirando dúvidas de quem transitava pelo local. Já no Pátio do Livramento, na área central da capital, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), disponibilizou uma equipe de profissionais da área de saúde para orientar a população sobre os perigos do consumo do cigarro, além de dar dicas sobre higiene bucal, para prevenir o câncer de boca, e de oferecer um serviço gratuito de aferição de pressão.


“O foco da campanha é desmistificar o uso do cigarro como algo agradável, seja pelo status ou até mesmo pela falsa ideia de relaxamento que ele proporciona. Além de chamar a atenção da população para os perigos promovidos pelo tabaco”, declarou o coordenador do Programa de Combate ao Tabagismo no Recife, o psiquiatra Marcus Tulio Caldas.


Fonte de informação:http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/saude/noticia/2012/06/01/recife-avanca-na-guerra-contra-o-cigarro-44075.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário