Tradutor/Translater

Seu casamento no melhor estilo! photography-brasil, by Vera Lúcia

(14) 98177-9621 - 3741-3372

UOL Últimas Notícias

Sustentabilidade


27 de agosto de 2012                                                            Alexandre Spatuzza

Construção Verde. Estamos caminhando para o mercado sustentável

article-imageNão basta usar as últimas tecnologias para buscar as várias certificações para construções sustentáveis, é preciso levar em conta a complexidade crescente dos novos sistemas que envolvem o público consumidor, os fornecedores e o a gestão de resíduos. Este o foi o tom do debate sobre Construções Sustentáveis durante o 1º Congresso da Associação Brasileira de profissionais de Sustentabilidade (Abraps).
Para Sasquia Hizuro Obata, coordenadora da pós-graduação de construções sustentáveis da FAAP-SP, é a necessidade de encarar todo o processo como sistemas complexos que necessitam de constante monitoramento. Ele explica que isso requer não só treinar os funcionários, mas também envolver os moradores na manutenção dos ganhos de eficiência por meio de monitoramento constante.


Já Vivian Blaso, consultora da área e também professora da FAAP, a comunicação das empresas precisa antecipara as demandas e questionamento dos consumidores, que hoje têm meios de cobrar das empresas diretamente por meio das redes sociais.
Francisco Biazini, da empresa Rede Resíduos, a gestão dos resíduos se dá por meio de dois caminhos. O primeiro é perceber o valor dos resíduos e o segundo é a criação de rede que gere valor nesta cadeia.



Biazini alertou que as empresas vão ter que cada vez mais se adaptar a legislações cada vez mais restritivas nesta área e portanto a busca por uma lógica econômica é essencial.
“Uma construtora em São Paulo gasta cerca de R$3 milhões por ano com obras média, destes entre 20% a 30% são materiais recicláveis que são enterrados”, exemplificou.
Sasquia concluiu que no final é precisa criar um mercado sustentável pelo qual tudo acaba tendo valor, inclusive a mão de obra especializada.
“Estamos vivendo hoje um mercado de sustentabilidade, a ideia é que isto se unifique e se normatize e vire uma mercado sustentável”, explicou. “Hoje se compra uma certificação, la fora, a tendência é que a certificação seja um pré-requisito da obra”.

Fonte de informação:http://revistasustentabilidade.com.br/construcao-verde-estamos-caminhando-para-o-mercado-sustentavel/

_____________________________________________________________________
Conheça 20 oportunidades de negócios sustentáveis que podem sair do papel agora
Durante a Rio+20, Sebrae vai mostrar oportunidades de negócios ecologicamente corretos.

Divulgação
Divulgação                                                                          Uso de energia solar ajuda a reduzir custos

Tornar a empresa mais sustentável é um dos maiores desafios dos empresários do Brasil e do mundo. E, ao contrário do que se imagina, a tarefa pode ser menos complicada do que parece e é viável até mesmo para as pequenas e microempresas, como gráficas, pousadas e restaurantes, segundo mostra mapeamento feito pelo Sebrae que será divulgado em junho, no Rio + 20. O levantamento, que culminou na atualização da lista Ideias de Negócios, serviço da instituição que conta com um banco de informações sobre como montar um negócio específico, contém os 20 nichos mais prósperos para empreender sem agredir o meio ambiente. 

"As práticas sustentáveis passam a ser um instrumento de competitividade e por isso é tão importante a empresa estar alinhada nesse movimento. Uma pequena empresa que passa a ter esse tipo de preocupação pode ampliar seu lucro, diminuir custos e se tornar mais competitiva no mercado", explica Enio Pinto, diretor nacional de Tecnologia e Inovação do Sebrae. 

Criado em 2007, o espaço Ideias de Negócios traz informações úteis a quem pensa em se dedicar ao empreendedorismo. Com foco no desenvolvimento de atividades sustentáveis, as 11 ideias que já estavam no catálogo foram atualizadas e mais nove foram criadas, dando origem a lista que será apresentada na conferência da ONU, no Rio de Janeiro, no próximo mês. Sugestões para lavanderia, pousada, indústria de reaproveitamento de resíduos, organizadora de eventos carbono neutro e carpintaria verde fazem parte da lista. 

"É um espaço onde quem tem vontade de abrir um negócio pode encontrar muitas informações sobre como começar no caminho sustentável. Quem já tem uma empresa e quer torná-la menos agressiva ao meio ambiente também pode se beneficiar com as informações e depois  receber orientação especializada de como migrar do tradicional para o ecologicamente correto", diz.

As ideias de negócios feitas pelo Sebrae resultam de pesquisas e trazem orientações sobre questões referentes a espaço físico adequado, número de funcionários, equipamentos, valor do investimento, entre outros detalhes. De acordo com Ênio Pinto, existem formas acessíveis e simples de remodelar um negócio já existente para essa nova realidade de mercado, onde os consumidores entendem as ações sustentáveis como um diferencial decisivo entre optar ou não por um produto ou serviço. 

"Uma pousada pode trocar as lâmpadas que consomem muita energia por as que utilizam menos;  instalar temporizador que aciona a luz somente quando necessário; mudar a sua matriz energética e captar energia por meio de painéis solares;  usar tanques para armazenar água da chuva para o aproveitamento em procedimentos que não exijam água potável. Para cada um dos negócios existem sugestões de como diminuir o impacto ambiental", diz o diretor de inovação e tecnologia da instituição. 

A lista elaborada ficará disponível apenas em formato digital, no site do Sebrae, para evitar consumo e desperdício de papel.

Confira as 20 Ideias de Negócios Sustentáveis elaborada pelo Sebrae:

1 - Lavanderia
2 - Pousada
3 -  Fábrica de Cerâmica
4 - Fábrica de Embalagens Ecológicas
5 - Fábrica de Aquecedor Solar
6 - Restaurante Natural
7 - Lava-Jato
8 - Produção de Biojóias
9 - Hotel Fazenda
10 -Reciclagem de lixo eletrônico
11- Gráfica 
12 - Fábrica de Cosméticos Ecológicos
13 - Indústria de Pavimento Ecológico
14 - Fábrica de Calçados Ecológicos
15 - Retífica Ecológica
16 - Indústria de Reaproveitamento de Resíduos
17 - Coleta e Reciclagem de Resíduos da Construção Civil 
18 - Carpintaria Verde
19 -  Fábrica de Conservas
20 - Organizadora de Eventos Carbono Neutro (que não consumam carbono)

Fonte de informação:http://pme.estadao.com.br/noticias/noticias,conheca-20-oportunidades-de-negocios-sustentaveis-que-podem-sair-do-papel-agora,1817,0.htm

__________________________________________________________________


Ilha de Itamaracá, ainda há esperança!


 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário