08/09/2012 19h57 - Atualizado em 08/09/2012 19h57
Do G1 PE
 Pernambucana representa Brasil em olimpíada internacional de astronomia
Pernambucana representa Brasil em olimpíada internacional de astronomiaLarissa Aquino faz parte de equipe que vai competir na Colômbia.
Aluna do IFPE começou a estudar corpos celestes por curiosidade.
Uma estudante pernambucana, de 17 anos, vai representar o Brasil na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica, que será realizada na semana que vem na cidade de Barranquilla, na Colômbia. Larissa Aquino é aluna do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE); começou a estudar astronomia há quase dois anos, por curiosidade. Hoje, além de nuvens e astros, ela vê sonhos por meio do telescópio.
Larissa faz parte da equipe que vai representar o País na disputa. Cinco estudantes foram selecionados na Olimpíada Brasileira, e ela é a única pernambucana. “Primeiro a gente faz um curso da organização do evento. Eles enviaram apostila, fichas de treinamento com questões para responder. E teve a ajuda das pessoas interessadas em Pernambuco; do [projeto] Céu de Pernambuco, da Sociedade Astronômica do Recife. Eles nos deram apoio nesse processo”, falou.
Pernambuco é considerado um dos melhores estados do Brasil para observação astronômica. No Sertão, o clima seco deixa o céu mais limpo. Mas o estado tem apenas um observatório profissional, que fica no município de Itacuruba, há 429 quilômetros do Recife.
O professor de Larissa, Guilherme Pereira, acredita que a conquista da aluna pode incentivar e revelar novos talentos na área. “Como foi no passado, com os holandeses. O primeiro observatório do hemisfério Sul foi construído em Olinda. Isso precisa ser renovado, estimulando os estudantes a desenvolver essa área do conhecimento”, disse.
Fonte de informação e imagem:http://g1.globo.com/pernambuco/vestibular-e-educacao/noticia/2012/09/pernambucana-representa-brasil-em-olimpiada-internacional-de-astronomia.html
 







 




 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário