Tradutor/Translater

Seu casamento no melhor estilo! photography-brasil, by Vera Lúcia

(14) 98177-9621 - 3741-3372

UOL Últimas Notícias

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Recife recebe exposição que retrata Brasil da Belle Époque


19/07/2012 18h14 - Atualizado em 19/07/2012 18h21
Mostra “1908 - Um Brasil em Exposição” vai até 9 de setembro.
Ideia é fazer reflexão sobre urbanização e progresso do Brasil.

do G1 PE

Exposição Nacional de 1908 - Vista dos Pavilhões de Minas Gerais e São Paulo (Foto: Divulgação: Augusto Malta (Acervo Histórico Museu da República))
Exposição Nacional de 1908 - Vista dos Pavilhões de Minas Gerais e São Paulo.
(Foto: Divulgação / Augusto Malta - Acervo Histórico Museu da República)


Chega ao espaço Caixa Cultural Recife, nesta sexta-feira (20), a mostra “1908 - Um Brasil em Exposição”, que retrata a Belle Époque brasileira e os impactos dos primórdios da globalização no Brasil contemporâneo. Os interessados na história do País poderão, gratuitamente, ver a retrospectiva, que trata da Exposição Nacional de 1908, acontecimento histórico ocorrido no Rio de Janeiro para celebrar o centenário da abertura dos Portos do Brasil na então capital da República.

A Exposição Nacional de 1908, realizada entre os dias 11 de agosto e 15 de novembro de 1908, na Praia Vermelha, no bairro da Urca (Rio de Janeiro), foi promovida pelo Governo Federal, para celebrar o centenário do início da abertura dos portos brasileiros às transações marítimas internacionais. Naquele ano, o Rio de Janeiro contava com 800.000 habitantes e recebeu, ao longo dos três meses da exibição (inspirada nas Exposições Universais que ocorriam na Europa), mais de um milhão de visitantes.

A mostra apresentou a nova capital da República a diversas autoridades nacionais, revelando o Brasil aos próprios brasileiros, em sua diversidade e em seus contrastes. "A montagem apresenta a descoberta do Brasil pelos brasileiros. A Exposição Nacional celebrava o processo de inserção de todo o país em um modo de vida urbano, industrial e cosmopolita", explica a curadora, Margareth da Silva Pereira.
A exposição se estrutura em módulos temáticos que abordam o processo da concepção, construção e inauguração da Exposição Nacional. O evento permite que o público aprofunde os seus conhecimentos também sobre os hábitos e as instituições culturais da época.

A produtora executiva, Moema Mariani, explica também que a exposição revive o turbilhão cultural que ocorreu no Rio de Janeiro, onde dentro dos pavilhões havia teatros com peças de autores nacionais e concertos de música clássica para todos os visitantes. “Pela primeira vez os estados menores e menos prósperos tinham a sua própria representação cultural. Pela primeira vez dados estatísticos eram apresentados aos brasileiros. Tudo isso foi construído em tempo recorde para a tecnologia da época, cerca de 6 meses”, diz.
Após ter passado por São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, a exposição traça ainda paralelos entre os eventos urbanísticos de ontem e os de hoje, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, além dos seus respectivos impactos e contribuições no crescimento das grandes cidades brasileiras.

Serviço
Mostra '1908 - Um Brasil em Exposição'
Abertura para convidados e imprensa: dia 19/07, às 19h
Visitação: de 20 de julho a 9 de setembro de 2012
De terça-feira a domingo, das 12h às 18h
Caixa Cultural Recife - Avenida Alfredo Lisboa, nº 505, Bairro do Recife
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Entrada franca
Recomendação etária: livre

Fonte de informação:http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2012/07/recife-recebe-exposicao-que-retrata-brasil-da-belle-epoque.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário